O que é trabalho híbrido e para quem esse modelo é indicado?

Com a pandemia do coronavírus, empresas de todos os tipos e tamanhos tiveram que adaptar seus processos e fluxos de uma hora para a outra, a fim de seguir trabalhando com organização e eficiência, mesmo à distância. Não foi nada fácil, mas o tempo mostrou que esse “novo normal” poderia aumentar a produtividade, deixar os colaboradores mais satisfeitos e ainda reduzir os custos, tornando a companhia mais eficiente. Diante disso, muitos gestores já avaliam a adoção de um modelo de trabalho híbrido em um futuro próximo, mesclando a rotina remota com encontros presenciais pontuais.

Isso porque, apesar do home office ter caído no gosto de grande parte dos funcionários, muitas empresas consideram que encontros presenciais ainda são importantes para alinhamento das equipes e atendimento aos clientes, o que justificaria a adoção do trabalho híbrido. Em uma situação hipotética, a empresa poderia estabelecer que o colaborador trabalhe de forma permanente em casa e só se desloque até o escritório (seja o da própria empresa ou algum compartilhado) uma ou duas vezes por semana, para atividades pontuais.

Ainda no início da pandemia, a consultoria de serviços imobiliários Cushman & Wakefield publicou um levantamento confirmando a tendência das grandes empresas em adotar um novo modelo de trabalho. Na pesquisa, realizada com 122 executivos de multinacionais presentes no Brasil, 73,8% já consideravam a adoção permanente do home office.

No entanto, entre estes mesmos executivos, nem todos concordavam que o trabalho totalmente remoto seja a solução – 13,1% acreditam que a experiência tem mais pontos negativos do que positivos e 2,5% avaliam que é totalmente negativa. Neste sentido, é possível imaginar que o trabalho híbrido seja a melhor solução para todos, especialmente porque permite usufruir do melhor dos dois mundos.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO TRABALHO HÍBRIDO?

De cara, é possível dizer que o trabalho híbrido, por ser parcialmente remoto, dilui os custos de um escritório próprio entre os colaboradores, diminuindo os gastos gerais. Mesmo que a empresa faça o justo e reinvista a economia em infraestrutura para o home office do funcionário, mantê-lo nesta condição ainda sairá mais barato do que qualquer espaço físico.

Mais em conta do que isso, só se a empresa trocar sua sede própria por um espaço compartilhado, também conhecido como coworking, que permite a contratação sob demanda e livra o empresário de toda a dor de cabeça de manter um escritório próprio.

Aliás, pensando em oferecer ainda mais flexibilidade às empresas, a Oficina Coworking criou a modalidade Team Rotation, que permite gerenciar a rotatividade dos colaboradores, combinando trabalho presencial com home office de forma eficiente e econômica. Na prática, este serviço permite que a empresa cadastre mais colaboradores do que as posições contratadas, possibilitando que parte do time se reúna presencialmente no coworking quando necessário, enquanto o restante segue trabalhando remotamente.

Por fim, outra vantagem oferecida pelo modelo de trabalho híbrido é proporcionar aos colaboradores a possibilidade se relacionar pessoalmente com os colegas da mesma empresa, melhorando a “afinação” da equipe, minimizando a solidão e evitando as distrações típicas do home office. Caso a empresa esteja alocada em um coworking, há ainda a vantagem de se relacionar com profissionais de outras firmas, aumentando a chance de prospectar negócios e fechar parcerias.

PARA QUEM É INDICADO?

Sem dúvida, o trabalho híbrido é altamente recomendável para todas as empresas que podem operar (pelo menos parcialmente) de forma remota por meio da internet, com uso intenso de ferramentas digitais. Se a companhia experimentou o trabalho remoto durante a pandemia e conseguiu se adaptar satisfatoriamente a esse formato, certamente está preparada para migrar para este novo modelo.

Neste caso, o tamanho da empresa pouco importa, o que vale é aproveitar a tecnologia e os espaços coletivos a favor, atingindo o desejado equilíbrio entre satisfação da equipe, produtividade e o menor custo.

Para saber mais sobre Team Rotation e outros serviços da Oficina Coworking, entre em contato conosco.

Texto: Julio Simões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale com a gente pelo WhatsApp clicando abaixo ou entre em contato pelo contato@oficinacoworking.com.br

× Como podemos te ajudar?